Cláudio André

Planalto Pernambucano: O Potencial turístico da região oeste do município de Bom Conselho/PE

03/06/2020

Na última reportagem da SAGA DO SALGADINHO, mostrarei outras imagens da nascente e seu percusso. A nossa próxima aventura será rumo a foz do rio, mas para isso estamos mapeando todo o trajeto.

Genericamente, um rio é um curso de água natural que percorre certo caminho até desaguar em outro rio, lago ou mesmo no mar. … Um rio origina-se a partir do momento que as águas subterrâneas são expelidas ou afloram para a superfície, desse modo vão se acumulando e formam um olho-d’água.

Por esse ângulo, podemos ver dois braços que interligam-se com a nascente do rio salgadinho, localizado na região oeste do município de Bom Conselho, agreste meridional de Pernambuco.

Podemos dividir o percurso de um rio da nascente até a foz em três secções que podem ser comparadas com as três fases da vida humana: – o curso superior, ou alto curso, equipara-se à juventude; – o curso médio equivale à maturidade; – o curso inferior, à velhice.

Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. No entanto, quando ocorrem as chuvas, ela se transforma rapidamente, ganhando um aspecto diferenciado, com árvores cobertas de folhas e pequenas plantas forrando o chão.

 A caatinga tem como principais fatores abióticos a temperatura elevada, baixos regimes de chuva, solo pobre em matéria orgânica, intensa luminosidade o que promove certas adaptações bem visíveis tanto na fauna quanto na flora local.

O urubu-de-cabeça-preta é uma espécie de ave catartiforme da família Cathartidae, pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo. Deste grupo, é uma das espécies mais frequentemente observadas, devido ao fato de realizar voos planados em correntes térmicas a grandes alturas e por possuir atividade durante todo o dia.

Tempo fechado. Nebulosidade para todos os lados. Foi com esse contraste que consegui fazer uma imagem diferenciada de uma árvores que por mais não tenha vida, ainda embeleza o cenário natural.

Quando passávamos por uma das fazendas existentes no trecho da estrada que faz ligação serra Grande a sede do município de Bom Conselho, fomos agraciados com esse lindo pé da trepadeira Bougainvillea.

Talvez uma das espécies mais populares de trepadeiras, as primaveras dão flores pequenas de várias cores (branco, amarela, rosa, roxo, etc). Natural da América do Sul, podem chegar a ter uma altura de 15 a 18 metros e costumam cobrir pergolados, churrasqueiras e portais. A espécie aguenta bem altas temperaturas, mas precisa de rega e podas de manutenção regulares.

O Brasil é um dos principais produtores de milho. O Sistema de Plantio Direto visa menor revolvimento do solo e manter o máximo de resíduos das culturas anteriores, ou seja, deixando um solo rico em matéria orgânica. O município de Bom Conselho esse tipo de lavoura é uma realidade como subsistência para o homem do campo.

 O fato de o eucalipto poder ser utilizado para diferentes fins comerciais – como lenha, confecção de produtos de limpeza, madeira para móveis, entre outras – faz dele um negócio altamente lucrativo. Não à toa, nos últimos 10 anos, milhares de pessoas passaram a investir na plantação e estão, sim, se dando muito bem. No município de Bom Conselho não há incentivo por parte do poder público para esse tipo de plantio, mesmo o município tendo potencial.

As riquezas e belezas naturais estão espalhadas em todas as regiões do município de Bom Conselho, porém não existe incentivo para o setor. Na verdade, existem ideias particulares que são executadas por apaixonados por natureza e meio ambiente. Descobri mais uma queda d’água na zona rural do município.

Imagine você, 03 horas da tarde e o clima de período noturno. Assim foi o tempo todo durante nossa andança pela região da serra Grande dias atrás. Neblina por todos os lados e aquele friozinho gostoso de curtir.

Estávamos há quase 700 metros de altitude acima do nível do mar. A camada úmida da nuvem ficou visível ao alcance de nossos olhos. Um cenário indescritível e apaixonante.

Foi com essa turma que nos aventuramos pela região oeste da terra de Papacaça. Foi uma trilha cansativa, mas cheia de entusiasmo e aprendizagem. Foram 17 km de caminhada e assim fechamos o nosso estudo sobre a região da serra Grande.

Acompanhado do geógrafo José Fábio, pudemos entender toda a situação geográfica e como se comporta o relevo dessa região longínqua do município de Bom Conselho. A serra Grande está inclusa na chapada pernambucana. No cume da serra há uma vista panorâmica sensacional. No período noturno da para visualizar aproximadas 10 cidades que ficam no entorno de Bom Conselho e três cidades alagoanas.

Queremos agradecer aos apoiadores culturais, Rogério Bezerra, Marcos Guedes e doutor Edézio Ferreira, pelo incentivo ao projeto Poeta Viagens e Aventura.

Nosso próximo encontro será na foz do rio Salgadinho.

Aguardem!